Se machucar andando de skate é inevitável – nós sabemos onde estamos nos metendo quando brincamos com fogo. Não importa se você é profissional ou só um pai testando o skate de seu filho depois de beber umas geladas: todos caem.
Muitos machucados são ignorados e acabam ficando piores se cicatrizarem incorretamente, o que pode causar problemas maiores no futuro. Machucados podem ser ignorados por falta de grana pra pagar um hospital, ou por pura ignorância. Para ajudar, nós montamos um pequeno guia das lesões mais comuns ao andar de skate, com algumas dicas do que você pode fazer para não ferrar com o processo de cura para que você possa voltar à ativa e se machucar de novo e de novo.
Aviso de responsabilidade obrigatório: Não somos médicos, embora pedimos conselhos para um. Este é apenas um guia para fins educacionais e de entretenimento, por isso, não tente processar-nos ou algo assim se a sua vida estiver horrivelmente errada. Obrigado.

PORRADA NA CANELA

O que é: A clássica batida na canela. Mais comumente visto quando se está aprendendo a fazer um 360. O skate bate bem no meio da canela, trazendo lágrimas instantaneamente. O próximo passo costuma ser sentar e cogitar voltar pra casa.
Gravidade: 2/10. Coloque um pouco de gelo ou continue andando que uma hora passa, mas se começar a aparecer hematomas e a inchar, talvez seja hora de terminar o dia. Ou você poderia começar a ser útil e filmar os seus amigos.
Como lidar: Se sente. Ou se seus amigos estiverem rindo de você, tente a manobra novamente para calar a boca deles (ou fazer com que riam ainda mais).
O que evitar: Os amigos que estão rindo da sua cara.
Reabilitação: Dar um gelo nos amigos que riram de você.

DENTES NOCAUTEADOS

O que é: Como diz o título, você acaba de perder um ou dois dentes. Não estou falando de um pedacinho, estou falando de cuspir sangue no asfalto enquanto seus amigos te olham horrorizados.
Gravidade: 3/10. Você vai viver. Mas vai doer pra caralho.
Como lidar: Se você quiser tentar salvá-lo, é importante ir a um dentista imediatamente. Você só tem uma hora para salvá-lo. Se você puder encaixá-lo de volta, faça com cuidado. Se não der, mantenha o dente em sua boca ou em um copo com seu cuspe e o leve ao dentista. Se puder ser salvo, levará de 4 a 8 semanas para que o dente volte a se prender ao osso.
O que evitar: Primeiro e mais importante, evite comer qualquer coisa que não seja mole ou quente por um tempo. Dentistas recomendam mastigar do outro lado da boca que o dente quebrou. Sem álcool pelas primeiras 24h, e evitar fumar ao máximo pois pode retardar o processo de cicatrização. Você pode escovar os dentes 24 horas depois do acidente, mas é recomendado evitar encostar no dente por uma semana. Também evite usar canudos por 72 horas.
Reabilitação: Siga as instruções dadas acima e tome os medicamentos que seu médico receitou. Siga as instruções do médico e você ficará bem.

TORNOZELO TORCIDO

O que é: É quando o seu pé torce e tensiona um ou mais ligamentos do seu tornozelo. É uma das lesões de skate mais comuns, e se você ainda não torceu seu tornozelo, você não está andando tanto de skate. Se você não conseguir andar no dia seguinte, muito provavelmente está quebrado. Alguns dos primeiros sinais e sintomas de que foi torcido incluem hematomas ao redor do pé e do calcanhar, e a área do tornozelo se torna visualmente inchada.
Gravidade: 1/10, você está bem. Vai doer ao andar por uma ou duas semanas, mas esse será o seu maior problema. Algumas torções podem ficar piores do que ossos quebrados se você não cuidar direito, então não estrague tudo.
Como lidar: Coloque gelo. Deixe por 15-20 minutos e tire por 20-30 minutos o máximo de tempo que você conseguir pelas primeiras 24-48 horas. Isso vai ajudar a diminuir o inchaço e aliviar um pouco a dor. Não seja um idiota e deixe o seu pé no gelo por tempo demais, ou você vai lesionar o seu pé por causa do frio e as pessoas vão rir da sua cara. Depois disso, use uma tornozeleira. Tornozeleiras são essenciais para o processo de cura, elas não só ajudam com a estabilidade e suporte do pé, como também diminuem o inchaço.
O que evitar: As primeiras 72 horas serão as mais difíceis. Por mais louco que pareça, evitar calor é importante. Banhos quentes e bolsas térmicas, nem pensar. O calor aumenta o fluxo sanguíneo o que fará com que o inchaço e os roxos aumentem. Mas, após as primeiras 72 horas, o calor pode ser um alívio. Uma coisa óbvia para adicionar à lista do que não fazer é correr ou fazer qualquer atividade que force o seu pé. Você terá que ficar tranquilo por um tempo, então não se apresse ou você terá que voltar à estaca zero.
Por mais que beber pareça ser o melhor remédio para qualquer lesão, álcool deve ser evitado porque aumentará o inchaço e retardará a cura. Também evite massagear a região, isso tráz os mesmos problemas que o álcool. Basicamente mantenha o seu pé gelado e alto enquanto assiste Netflix por três dias, simples assim.
Reabilitação: Siga os passos mencionados acima, e quando você estiver se sentindo bem o suficiente para voltar a andar, faça pequenos exercícios como desenhar o alfabeto com o seu dedão algumas vezes por dia para que o sangue flua e os seus músculos não fiquem rígidos. Outro bom exercício é ficar na ponta do pé em um degrau e levantar-se algumas vezes. Vai ser estranho fazer o primeiro kickflip quando você estiver de volta à ativa, mas nada que algumas cervejas e uma boa sessão não resolvam.

ESMAGAR O SACO

O que é: Ah. Qual é, cara?
Gravidade: Pode ser simples como uma pequena pancada ou tão ruim quanto perder uma bola ou duas. Vamos dizer que a gravidade é 10/10 só para garantir. Dê uma olhada na situação logo que acontecer. Se não tiver sangrando ou hematomas, se você não está vomitando ou não está sentindo uma dor excruciante, você provavelmente ficará bem. Se não, eu aconselho severamente que corra para um hospital.
Como lidar: Cirurgia e pontos podem ser uma opção caso seja sério. Se foi apenas uma pancada forte, tome uns shots de Jameson e espere passar. Se você perceber que o seu saco está inchando, você pode colocar gelo, mas com certeza não será uma experiência agradável.
O que evitar: Eu tenho um amigo que foi chutado no saco por uma pessoa usando botas de ponta de aço, o que rompeu uma de suas bolas. Ele me disse que ficar de pau duro doía. Eu não achei nada a respeito no Google, mas eu acredito nele. Então, evite ficar de pau duro?
Reabilitação: Aplique gelo se estiver inchado. Tome remédios para dor e para o inchaço e siga as instruções do seu médico. Não existe nenhum exercício para ajudar suas bolas a ficarem 100% de novo, apenas não as esmague novamente.

CONCUSSÃO

O que é: Por mais que a ilustração possa parecer hilária, isso não tem nada de engraçado. Concussão é um sério trauma no cérebro. É causado quando sua cabeça e seu cérebro se movem muito rapidamente, o qual pode causar com que o cérebro se mexa dentro do crânio (pois é). Isso pode gerar mudanças químicas no cérebro e as vezes até danificar as células. Basicamente, todas as pessoas que a gente riu da cara quando nos perguntaram porque não usávamos capacete estavam certas. Aqui está uma lista dos sintomas que assinalam que você pode ter tido uma concussão:
– Não raciocinar direito
– Ficar um pouco lento
– Não conseguir se concentrar
– Não se lembrar muito bem das coisas
– Náusea e vômito
– Dor de cabeça
– Visão turva ou embaçada
– Tontura
– Sensibilidade à luz e barulho
– Problemas de equilíbrio
– Se sentir cansado ou com falta de energia
– Se sentir triste ou bravo com mais facilidade
Se você apresentar algum desses sintomas, vá à um hospital o mais rápido possível antes que você tenha que usar tênis de velcro pro resto da vida.
Gravidade: 11/10. Quer dizer, leia acima. O mesmo órgão que te permite estar lendo isso neste momento está temporariamente (ou talvez até permanentemente) fodido. Você pode morrer disso então leve à sério.
Como lidar: O principal é descansar, isso é necessário para a cura. Vá ao médico, siga todas as instruções, e se cuide. Não tem muito mais o que fazer além de seguir as ordens de um profissional. Se você ver alguém batendo de cabeça no chão e se perguntar se ele teve uma concussão, faça o seguinte:
– Pergunte coisas simples, como seu nome, que dia é hoje, onde ele está, etc.
– Cheque seus olhos. Se você tiver uma lanterna, a aponte para os olhos da pessoa. As pupilas focadas na luz deveriam diminuir. Se isso não acontecer, temos um problema.
– Cheque por qualquer mudanças no estado mental ou físico da pessoa: Ele está vomitando? Está exausto? Está agindo estranho?
– Chame uma ambulância ou leve ele ao hospital na hora caso você note algum desses sintomas.
O que evitar: Álcool, drogas, video games e outras atividades no computador. Havia um mito que dizia que você não deve dormir após uma concussão, mas já foi desmistificado. O seu cérebro precisa de sono para se curar.
Reabilitação: Descanse, relaxe e peça ajuda às pessoas, principalmente se você estiver vagando pela casa confuso sem vestir nada além de um capacete.

OSSO QUEBRADO

O que é:  Você se ferrou. Talvez seu braço esteja pendurado, ou é apenas uma pequena fratura na sua perna, mas de qualquer forma, não é bom. A dor será forte e é comum entrar em choque. Fique calmo – mesmo que seu tornozelo esteja tocando seu quadril – e vá para um pronto-socorro.
Gravidade: de 5/10 a 10/10. Quer dizer, o Mike Mo quebrou sua perna de uma forma tão pesada que ele quase teve que amputar. Avalie a situação e procure ajuda médica o mais rápido possível.
Como lidar: Não há o que fazer, você precisa ir a um hospital. Fraturas não tratadas vão se curar de forma errada. Isso pode resultar em seu membro torto e fora de lugar, artrite e/ou infecção. Como mencionado acima, não é incomum que uma pessoa com uma fratura entre em estado de choque. Se isso acontecer, abaixe a pessoa e, se possível, coloque suas pernas em um lugar mais alto. Porém, se é a perna que está quebrada, não a toque nem mova.
O que evitar: Tirar o gesso antes do indicado pelo médico. Muitas pessoas tiram o gesso alguns dias ou semanas antes e o osso acaba nunca curando direito. Não seja um idiota. Um mês ou dois de gesso é melhor do que ter que voltar ao médico para que ele quebre seu osso novamente porque ele não curou direito.
Reabilitação: Assim que você tirar o gesso, vai demorar um pouco até que volte tudo ao normal. Faça alguns exercícios de fisioterapia com os quais vocês se sinta confortável, ​​para reconstruir alguns músculos. O osso vai ficar fraco, então tenha calma e consuma cálcio.

BURSITE DO COTOVELO

O que é: Também conhecido como Bursite Olecraniana. É causada ao bater a ponta do seu osso do cotovelo, o que causa inflamação e um líquido que se acumula de baixo da pele.
Gravidade: de 1/10 a 7/10. Pode ser que se cure sozinha, mas também é fácil de pegar uma infeção. Se o liquido não sair sozinho, você vai precisar de cirurgia.
Como lidar: Se o osso não está quebrado ou infeccionado, os médicos recomendam apenas não tocá-lo. Talvez o médico queira secar o seu cotovelo; mas além disso, só relaxe.
O que evitar: Bater ele de novo. Acredite.
Reabilitação: Relaxar e Ibuprofeno. Você provavelmente ficará bom em alguns dias… a não ser que o osso tenha quebrado; se for o caso, você precisará de cirurgia.

ARTICULAÇÕES DOLORIDAS

O que é: A medida que a idade vai se aproximando, joelhos e tornozelos doloridos não inevitáveis. Independentemente disso, se você estiver andando muito de skate, uma hora ou outra você vai começar a sentir os anos de impacto em suas articulações.
Gravidade: 0/10. Lide com isso. Vai continuar acontecendo até as pessoas um dia inventarem uma forma de usarmos pernas de robô.
Como lidar: Alongamento, aquecimento e exercícios físicos leves podem aliviar a dor. Vá à um médico ou fisioterapeuta e veja se eles te indicam algum remédio específico para o seu caso.
O que evitar: Os tênis errados. Encontre um tênis que seja confortável e eficaz e você vai perceber a enorme diferença.
Reabilitação: Não tem muito o que fazer além do mencionado acima. Pense no seu dano permanente recentemente adquirido como um emblema de honra no skate. Também é divertido poder se queixar de estar com dor em qualquer oportunidade que você tenha.

LUXAÇÃO

O que é: Quando dois ossos se separam da articulação. Você saberá imediatamente o que aconteceu, porque o membro ficará completamente imóvel e pendurado lá. Vai doer, e vai ser nojento.
Gravidade: 5/10. Você não vai morrer disso, mas não vai ser nem um pouco agradável posicionar o osso de volta ao seu lugar.
Como lidar: Muitas pessoas pedem para que alguém posicione o osso de volta à articulação; mas você deve ir ao pronto socorro logo que acontecer. É recomendável não mover ou tocar uma pessoa se ela deslocou algum osso abaixo da cintura. Cheque a circulação do sangue em volta do machucado, pressionando firme a pele na área afetada; a pele deve ficar branca e logo depois retornar a sua cor, quando você tirar o dedo. Não faça isso se tiver algum corte ao redor do machucado, idiota. Se não tiver circulação, chame uma ambulância. Se tiver tido algum estrago no ligamento, pode demorar de 6 a 12 semanas para curar. Então siga sempre as orientações médicas.
O que evitar: Acho que é bem óbvio, mas não levante peso enquanto você se cura de uma luxação. Evite qualquer tipo de atividade física que possa prejudicar o machucado antes que o mesmo esteja completamente curado; relaxe e reclame o máximo que puder.
Reabilitação: Exercícios curtos para ajudar a articulação a voltar ao normal e sempre deixar o sangue fluir. Não faça exercícios que exijam peso ou tensão. O objetivo da reabilitação é para, aos poucos, aumentar a força da articulação e restaurar seu movimento.

RASPAR A PELE NO ASFALTO

O que é: Cair e deslizar contra o chão, raspando qualquer parte do seu corpo. Significa que você estava andando de skate rápido o suficiente para se machucar assim. Bom trabalho. Essa é outra daquelas lesões inevitáveis quando se anda de skate.
Gravidade: 1/10. É só um machucado que dói pra caramba por alguns dias e depois se cicatriza sozinho. Não é nada demais; a não ser que – adivinhe – infeccione.
Como lidar: Limpe o machucado. Isso vai doer, mas provavelmente tem sujeira dentro dele então você precisa limpar a área com sabão neutro e água. Se dói muito só de tocar, então só jogue água em cima. Não esfregue nem mexa muito nele; só vai piorar a situação. Faça um curativo, coloque uma pomada específica e troque uma vez por dia. Se o curativo colar no machucado, pelo amor de deus não arranque. Joque água por 10-20 minutos e vai sair facilmente.
O que evitar: Sujar o machucado. Lave-o e deixe sempre limpo; ou vai infeccionar. Se estiver ficando mais vermelho, inchado, quente ou com pus, pode ter infeccionado. Vá ao médico e diga a ele que você tinha apenas um trabalho pra fazer e conseguiu ferrar tudo.
Reabilitação: Não tem muito o que fazer além de não cair de novo em cima do mesmo lugar enquanto ainda está cicatrizando. Você pode voltar a andar de skate assim que quiser.

CORTES PROFUNDOS

O que é: Um corte fundo e sangrento o suficiente para te garantir alguns pontos. Se você já o está pressionando por uns 10 minutos e o sangramento não está diminuindo, talvez você deva considerar ir ao pronto-socorro e levar uns pontos. Eba!
Gravidade: 7/10. Vai logo ver isso antes que infeccione ou você sangre demais. Vai deixar uma cicatriz maneira e uma história melhor ainda; então leve os pontos e se gabe disso depois.
Como lidar: O primeiro passo é – caso seja possível – levantar o machucado a um nível acima do coração; isso vai ajudar com o sangramento. Pegue um pano (limpo, obviamente) e pressione. Isso é importante: Se tem algum objeto dentro do seu corte NÃO O TIRE DE LÁ. Eu sei que você vê isso o tempo todo em filmes ou na TV, mas essa é a coisa mais imbecil que você pode fazer nessa situação. O objeto dentro do seu machucado está funcionando como um tampão. Não o tire daí e espere até você chegar no médico. Vá ao pronto-socorro e deixe que eles cuidem de você. Remédios caseiros como super bonder ou ignorar-lo podem fazer com que o machucado infeccione.
O que evitar: Deixe a área do machucado seca por 24 a 48 horas. Depois que esse tempo passar, gentilmente lave ao redor da area uma ou duas vezes por dia com água e sabão. Limpe o máximo possível do machucado sem tocar os pontos diretamente. Toque com uma toalha devagar e NÃO esfregue. Tente evitar qualquer tipo de atividade física até o seu médico (e nenhuma outra pessoa) tirar os pontos. Não suje o machucado, e evite ir à piscinas públicas seu nojento.
Reabilitação: Existem vários cremes e pomadas que as pessoas juram fazer cicatrizar mais rápido e prevenir cicatrizes. Eu não vou listar eles porque você precisa ver o que é melhor para você. Apenas relaxe e não suje o machucado.

 

Ilustrações: Walker Miller

Texto: Pat Maloney

Texto retirado de Jenkem Mag traduzido por Red Nose.